sábado, 1 de junho de 2013

[Resenha]O Fantasma da Ópera -Gaston Leroux

O Fantasma da Ópera (Le Fantôme de l'Opéra título original) foi escrito pelo francês Gaston Leroux,Inspirado no livro Trilby do escritor George du Maurier.

Sua primeira publicação foi em 1910,e a partir daí teve várias adaptações para o teatro e cinema.




Um pouco sobre Gaston Leroux:
Gaston Louis Alfred Leroux nasceu em Paris no dia 6 de maio de 1868, cresceu Valéry en Caux,na Normandia.

Cursou direito,mais desistiu de ser advogado e virou um jornalista,e logo virou um sucesso conseguiu então ir para um jornal maior e seu salário também aumentou.

Mesmo amando seu trabalho de jornalista,desistiu do cargo e ser dedicou completamente a literatura.Foi na literatura que Gaston ficou marcado na história com seu livro O Fantasma da Ópera, que pouco a pouco foi conquistando o público.

Em 1925 Gaston foi convidado a elabora e colabora com uma versão Cinematográfica do livro,feita em 1925 pela Universal Pictures.Muitas versões foram feitas depois mais nenhuma delas foi fiel a história original.

Morreu em Nice,em 1927.

FONTE:Wikipédia e L&PM Pocket.
Sinopse:
É noite de gala na Ópera de Paris. Os Srs. Debienne e Poligny se despedem do cargo de diretores da Ópera com um último recital. Porém, nos corredores do teatro, uma figura misteriosa caminha como uma sombra e desaparece sempre que é vista. 

No subsolo, o maquinista-chefe é encontrado morto. Esse é o legado que os antigos diretores deixam a Armand Moncharmim e Firman Richard: a perturbadora presença do fantasma da Ópera. 

Ao ignorar os caprichos do Fantasma, os novos diretores têm que lidar com uma trágica seqüência de eventos que culmina no desaparecimento repentino da cantora lírica Christine Daaé. 

É em meio a esse clima de suspense e de terror que somos levados ao labirinto sombrio que é o subsolo da Ópera de Paris.
Minha crítica sobre o livro:
Você já deve ter ouvido fala no O Fantasma da Ópera,seja ele no cinema,na literatura ou até mesmo nas peças de teatro e musicais,lembro de ter ficado super empolgado para começa a ler esse livro.

A edição que eu li é da Editora Ática,que segundo a Wikipédia é das edições mais fiéis a história original criada por Gaston Leroux.

Eu amei essa edição da Ática,é muito bem revisada,a fonte é grande,além de ter uma uma ótima diagramação.O papel do livro é sulfite,muitas pessoas não gostam dessa folha porque dizem que ela cansa a vista e é frágil,bom enquanto a vista não sentir nenhum incomodo e a folha aparenta ser bem resistente.

O livro também conta com várias ilustrações belíssimas de Alexandre Coelho,fiquei admirando por vários minutos suas ilustrações e elas combinam com a capa do livro:

Essa é a minha favorita.

A Editora Ática tá de parabéns,essa deve ser uma das melhores edições brasileiras talvez a melhor,irei procurar outros livros da editora para compra,fiquei muito satisfeito com essa edição.

Grande parte da trama se passar na Ópera de Paris,um lugar visitado por pessoas da alta sociedade.Mas a Ópera de Paris está de cabeça para baixo,Depois da chegada dos novos diretores Armand Moncharmim e Firman Richard eles descobrem que terão que cumprir uma séries de exigências de um suposto fantasma,mas os diretores não tão nem aí para exigências do fantasma acham que tudo não passa de uma brincadeira de mal gosto.

Enquanto isso Christine Daaé brilha no palco,substituindo Carlotta que decide falta a apresentação sem motivos.E os críticos da Ópera ficam loucos Christine ser superou,todos da ópera ficaram surpreendidos por tamanho talento,que nasceu praticamente do nada.

Raoul amigo de infância de Christine,vai até o camarim da cantora para lhe dar parabéns,mas logo é expulso pela própria cantora,Raoul espera do lado de fora,mas ouve uma voz masculina no camarim da cantora, ''de que era aquela voz?''.Quando Christine sair Raoul abre a porta do camarim e ver que não há ninguém lá dentro.

O enredo se passa entre esses três personagens Christine Daaé,o visconde Raoul de Changny e o misterioso Fantasma da Ópera.

O livro é narrado como ser fosse uma reportagem feita pelo próprio autor,e no prefácio o autor afirma que o Fantasma da Ópera realmente existiu e ele narrar de um jeito tão comovente que é até capaz de alguém acabar acreditando,a também outro elementos que deixam o trama realista como por exemplo os rodapés,em que as vezes o autor falar que aquela frase foi ditar por tal personagem(Ex:o delegado me contou que essa frase foi ditar pelo senhor Visconde a senhora Giry)e eu achei isto sensacional.

Além de várias pessoas acharam que livro é de terror por ter no seu título a palavra FANTASMA,o livro tem alguns pontos bem tensos na sua narrativa,Gaston consegui colocar um mistério e um toque de suspense no seu livro.

Voltando a falar da narrativa,não é um livro que fluir rápido,ele é extremamente descritivo em certos pontos e a poucos diálogos,quase que desisto de ler o livro por causa disso.

Eu aconselho a ter um dicionário ao seu lado para eventuais consultas,pois você irá se deparar com palavras como:lúgubre,Pilhéria,Apraz e várias outras que não estamos acostumados a ouvir no nosso dia a dia,mas pense nisso como uma coisa boa pelo menos você aumentara o seu vocabulário.

Tenho que dizer que O Fantasma da Ópera é  extraordinário,é um livro que ter faz refletir e que levar junto de si uma ''moral da estória'',até quanto nossa aparências importam,será que não jugamos demais as pessoas pela aparência e pouco pelo caráter? esse livro irá ter passar uma mensagem muito bacana, ser todas as pessoas lessem esse livro acredito que o mundo podia mudar para melhor.

E agora fiquem com a frase que me marcou profundamente:

  ''para ser bom só lhe faltou só me faltou ser amado.''
                                                   O Fantasma da Ópera

Informações extras:
Titulo:O Fantasma da Ópera
Autor:Gaston Leroux 
Editora:Ática
Categoria:Romance
Skoob
Número de páginas:324
Estrelinha:



Obs:virou uns dos meus livros favoritos =D









2 comentários:

  1. onde e quando o livro foi publicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,bem lembrado,mas acho que você não leu a resenha.O livro foi publicado 1910 na França.

      Excluir